O evangelho segundo Jesus Cristo, José Saramago




O evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago,  narra a vida de Jesus Cristo, sobre um viés humano, não religioso, com um foco em um Jesus humanizado, com as mesmas dores, sofrimentos, sentimentos próprios da natureza humana. O primeiro capítulo nos traz uma descrição de uma gravura medieval que mostra a crucificação de Cristo. O início do livro mostra como as mulheres eram vistas como seres subservientes, em uma sociedade patriarcal, regida pela lei mosaica.  A história narra o nascimento de Jesus, sua juventude rebelde, o  pastor de ovelhas, o jovem que vai viver com a prostituta Maria de Magdala e é amigo de pescadores. Um homem que conhece e viu a Deus, mas também conhece e viu o diabo. 

O livro é denso e possui uma narrativa difícil, com parágrafos que se estendem por várias páginas,  com pontuações diferentes das habituais, próprias da narrativa de Saramago.  Este livro, escrito em 1981, tornou-se o livro mais polêmico  e  o mais vendido das obras do autor
 
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

2 comentários

  1. Saramago é um dos meus escritores favoritos, e dentre seus livros que já li O Evengelho Segundo Jesus Cristo está no meu top 3 de melhores! Admito que demorei um pouco para terminar a leitura, pois como você mesma disse, é um livro denso, assim como qualquer outra obra do Saramago, já que sua escrita é bastante peculiar. Entretanto, ao fim da leitura, ficou aquela sensação deliciosa de dever cumprido e nostalgia.
    Saramago é um escritor fantástico, fez por merecer o nobel que tem.

    Abraços,
    Controle Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tisa,
      Fiquei muito feliz por saber que já leu uma obra tão importante e complexa dentro da literatura mundial. Esse é um livro para se ler várias vezes durante a vida... É um livro com muitas reflexões, como os livros de Saramago, de modo geral.
      Abraço,
      Cláudia

      Excluir