Cinco blogs sobre literatura


Uma boa forma de avaliar e escolher um livro para ler é buscar na internet a ajuda de leitores e especialistas. Bons lugares para encontrar comentários e dicas valiosas estão em web blogs ou vídeo-resenhas sobre literatura. Fiz uma lista de cinco blogs que podem lhe ajudar na escolha deste ou daquele livro, seja para ler ou para presentear.

1.    O Pintassilgo – este blog é bem completo, pois traz ótimas resenhas e indicações de livros. Também possui vários projetos de leitura interessantes. A autora, uma garota muito simpática que responde a todos os meus e-mails, mora na Alemanha. A cada livro que ela lê, ela coloca uma avaliação. Este ano ela já leu mais de 160 livros.
2.    O espanador – escrito por várias mãos, Amanda Cordeiro, uma ex-vendedora de livros, atual auxiliar administrativa e estudante de economia; Juliana Leuenroth, jornalista; Luani Guarnieri, historiadora e ilustradora; Rafael Kalebe e Rafael Menezes. No blog, você pode encontrar resenhas sobre os clássicos da literatura entre outros. Eles também têm um projeto com a Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis, em São Paulo. O nome do projeto é “Leituras compartilhadas”. É um grupo de leitura que se reúne mensalmente pra discutir sobre um livro.
3.    No país das entrelinhas - Este blog traz boas indicações de leitura, a autora, chama-se Tatiane e é psicóloga. Gosto muito dos vídeos que ela grava mensalmente falando sobre os livros que leu. A análise que ela faz é profunda, além de se comunicar muito bem.
4.    Little Doll House – é um blog muito criativo. A autora, Alie Aimée, é funcionária pública, formada em Letras. Ela escreve muito bem e dá boas indicações de livros.
5.    Ficções de interlúnio - é um trocadilho com o nome do livro “Ficções do Interlúdio”, de Fernando Pessoa, comenta a autora do blog. Nele, ela registra e comenta suas leituras com observações pessoais sobre o que mais lhe chamou a atenção nas obras.

Todos esses blogs também têm um canal no YouTube. Se você se interessa por literatura ou quer ler saber mais sobre o assunto, acesse-os e assista as vídeos-resenhas. Você vai se animar!
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

8 comentários

  1. Olá, Cláudia!
    Obrigada pela indicação! Adorei!
    Todos os blogs que você citou além do meu estão nos meus favoritos!
    :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, vocês são meus queridos. Suas resenhas e vídeos são maravilhosos. Eu só não consegui comprar seu livro ainda. :(
      As vídeo-resenhas e material do blog me ajudam muito na escolha do que quero ler. Vocês são formadores de opinião. Sei que muitos blogueiros são patrocinados por editoras, mas creio que você e os demais blogs aqui citados têm liberdade para compartilhar suas opiniões sobre o livro, independentemente do patrocínio da editora e da avaliação deste ou daquele crítico literário. E essa liberdade que a internet possibilita é maravilhosa. São diferentes olhares sobre o mesmo objeto.
      Beijo!

      Excluir
  2. Realmente esse é um pouco do suprassumo desse mundo literário... Adoro todos e também indico, se ainda não conhece os blogs da Paula Dutra, o Pipa não sabe voar, o 100 anos de literatura, da Denise Mercedes e o blog que surgiu por conta do projeto Bastardas, que visa a leitura de livros escritos por mulheres e de cunho feminista... Muito bom! ;o)
    Xerinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia,
      Vou ampliar a lista com suas indicações. Eu conheço todos eles! Obrigada.
      Beijinho!

      Excluir
  3. Cláudia, muito obrigada pela indicação, fiquei super feliz! Ainda mais por estar numa lista de pessoas que admiro muito! Um grande abraço! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lua, seu blog tem ótimas resenhas. Obrigada por compartilhar conosco suas leituras. <3 Beijinho.

      Excluir
  4. Muito honrada em participar dessa lista, Cláudia! Muito obrigada pelas palavras carinhosas! Um beijo enorme <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati,
      Você é uma pessoa muito carismática e faz ótimas vídeo-resenhas. Seu papel na rede é muito importante: estimula as pessoas a lerem. E a leitura é libertadora…
      É muito amor que tenho por vocês. :)
      Beijinho.

      Excluir