O colar de diamantes





O título desse conto já nos dá indicações de que a trama irá se desenrolar e nos remete a temas como posição social, posição da mulher, autoafirmação perante a sociedade, distinção social, entre outros.

O contexto histórico descrito no livro é do final do século XIX. A história, contada em terceira pessoa, com narrador onisciente, que conhece os aspectos da história de dos personagens. Esse narrador, coloca suas opiniões, pensamentos e impressões no texto. Um exemplo é a descrição da personagem principal "Ela sofria continuamente, sentindo-se nascida para todas as delicadezas e todos os luxos."

A linguagem utilizada é formal que dá um requinte e uma sofisticação ao conto. O conto é cruel: relata a história de uma mulher muito bonita, porém com poucos recursos, que deseja se destacar perante a sociedade. O marido subserviente, consegue um convite para uma festa concorrida. Ela gasta muito dinheiro para compra do vestido da festa, mas também quer usar uma joia que não tem. Por isso toma emprestado o colar de diamantes de uma amiga, porém perde esse colar. Sua vaidade fútil leva-os (ela e o marido) à um universo de privações para que o colar a ser devolvido no lugar do outro seja pago.

Ainda não havia lido nada de Guy de Maupassant, mas gostei do conto. Li também outros dois: “O horrível” e “A mão misteriosa”, contidos no livro "O colar de diamantes e outros contos". Recomendo a leitura!
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários :

Postar um comentário