Vasto Mundo



Leitura: Maio/2016 
  Classificação: ★★★★★


O livro "Vasto mundo", de Maria Valéria Rezende, conta a história de Farinhada, uma pequena vila fictícia, no Nordeste brasileiro. O livro inicia-se com um belo texto, o qual possui parte na contracapa do livro:  “Eu os conheço a todos. Reconheço-os pelas pisadas e por elas sei de seus humores, de seus sentimentos, de suas urgências, preguiças, de seu contentamento ou aflição. Sei de sua grandeza e mesquinhez. (...) Foi seu tropel incessante que me despertou do meu sono de pedra. Só eu os conheço a todos porque só eu estou sempre neles como eles estão em mim. Eles me criaram e agora eu os crio.”

Cada capítulo é um pequeno conto sobre personagens desta vila. As histórias, bem próximas à realidade das pequenas cidades brasileiras, me lembraram as do meu avô, que gostava de contar "causos".

O livro possui uma leitura fluida, com narrativa em terceira pessoa. 


A autora nasceu em Santos, no litoral paulista, onde viveu até os 18 anos.  Em 1965, entrou para a Congregação de Nossa Senhora, Cônegas de Santo Agostinho. Sempre se dedicou à educação popular.

Definição do livro em 3 palavras: intenso, real, social.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários :

Postar um comentário