GEN: uma história sobre vítimas da bomba atômica


No dia 6 de agosto de 1945 foi lançada a primeira bomba atômica sobre a cidade Hiroshima e três dias depois foi a vez de Nagasaki viver esse horror atômico. Foram mais de 140 mil mortos na primeira cidade e 74 mil na segunda. A contaminação nuclear trouxe uma série de consequências para os sobreviventes e seus descendentes. Isso ocorreu há 70 anos.


Para entender um pouco mais sobre o que aconteceu com essas pessoas, gostaria de indicar o mangá "Gen", uma série de dez volumes.



Esta série autobiográfica conta a história de Keiji Nakazawa. Na história ele é Gen, um menino que morava com sua família em Hiroshima. Ele tinha seis anos quando a bomba atômica atingiu sua cidade.

Este é um relato comovente de uma família japonesa, vítima da da bomba atômica, durante e após a Segunda Guerra Mundial.

O volume 1 narra a convivência familiar de Gen pouco antes do lançamento da bomba e encerra-se com o lançamento da bomba. Sou pai era contra a guerra, por isso foi considerado anti patriota, o que trouxe problemas para toda a família.

A obra foi transformada em longa-metragem de animação, filmes e ópera. A série foi lançada em 1972 e 1973 e já venderam mais de 5 milhões de exemplares somente no Japão.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários :

Postar um comentário